domingo, 5 de julho de 2020

O que fazer com excesso de roupas?

© Natalia Belotelova

Tire um dia do ano para experimentar todas as suas roupas, sapatos e acessórios. Os americanos fazem uma limpeza dessa no começo da primavera e chamam de spring cleaning, limpeza da primavera, eu gosto de fazer no final do ano, antes das férias de verão.

Separe tudo o que pode ser reaproveitado depois de algum conserto e leve para costureira ou faça você mesmo. Coloque numa sacola ou mala o que não fica bom, nem vai ficar bom tão cedo, algo que não serve ou não vai servir nem depois de uma reforma ou dieta e tudo o que não usa há mais de 2 anos ou duas estações.

Deixe de lado alguns sentimentalismos e seja sério com prioridades do tipo, isso é algo que vou usar logo? Consigo comprar outro melhor quando precisar? Se a pilha de apegos emocionais estiver ficando muito grande, volte a ela no final da limpeza quando já estiver mais cansado e veja como você se tornará bem mais prático.

Dependendo da quantidade de roupas que tiver na pilha de desinteresse, faça uma vendinha de garagem simbólica entre amigos, assim poderá ter certeza que estão em boas mãos. Ou vá para vender no grupo do Facebook ou no bazar da cidade, mas lembre-se que também poderá doar tudo para um asilo, orfanato ou mesmo na igreja ou nos pontos de doação da cidade.

Na minha família fazemos um bazar no começo do ano onde a entrada é "paga" com algumas peças de roupas. Pode ser feito de maneira mais formal, mas nós deixamos a quantidade mais à vontade. Você leva quantas roupas puder e poderá pegar quantas quiser (usando o bom senso) desde que sirvam ou tenham destino certo e conhecido, como por exemplo, "vou pegar essa para minha irmã que não está aqui na cidade e ama vermelho". Posso lhe garantir que será também um dia divertido, pois nós damos boas risadas com os modelos, cores e estampas exóticas fora de moda.

Tudo o que não encontra novo dono ao final da temporada vai para a vila dos idosos da cidade.

Outra ideia da minha cunhada é fazer um acordo com o marido que gosta de "colecionar" camisas. Quando entra uma camisa nova no armário, uma velha precisa sair. Funciona para ambos! As camisas usadas têm destino certo e o recebedor sempre agradece muito.


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário