terça-feira, 7 de julho de 2020

Por que a representatividade é importante?


Os EUA não são uma democracia direta para haver maior representatividade nas eleições presidenciais. Numa democracia direta os americanos de 3 estados (cidades) escolheriam sempre o presidente do país: Califórnia (Los Angeles), Nova Iorque (NYC) e Texas (Huston). Os estados com baixa densidade populacional como, por exemplo Ohio (Toledo) nunca poderia influenciar a decisão da escolha do presidente não fosse a existência dos colégios eleitorais.

Dessa maneira um candidato poderia fazer sua campanha em alguns míseros estados ou até mesmo em poucas cidades e assim ganhar a eleição. Hillary pensou que ganharia, pois ela tinha a maioria nas maiores capitais do país, mas ignorou os estados do cinturão da ferrugem (Pensilvânia, Ohio, Mariland, Indiana, Illinois, Iowa e Wisconsin). Por isso ela perdeu a eleição apesar de ter ganho a maioria dos votos naqueles estados com maior população citados no parágrafo anterior.

Um vídeo da Prager University explica muito bem esses colégios eleitorais e porque eles são importantes para a representatividade. Vale a pena assistir.

Do You Understand the Electoral College?


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário