Estou quase terminando de ler o livro da Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU.
Coisas muito interessantes:
- Filha de imigrantes indianos que vivam em uma casa de 6 andares com muitos empregados. Eles eram ricos na Índia, mas vieram para os Estados Unidos para viverem num país livre.
- Na infância ela era separada dos grupos de negros e também do grupo dos brancos, ficando num no terceiro grupo com um outro garoto que também era "marrom" como ela mesma dizia. Atualmente essa é ainda uma questão que percebemos logo que chegamos aqui na Carolina do Sul, em 2011. Nos formulários existe a classificação para branco(a), negro(a), latino(a) e outros. No caso eu nasci na América Latina e por isso sou latina? Não necessariamente porque latinos são aqueles que falam espanhol. Eu escrevo que sou branca, ou caucasiana dependendo do que solicitam. Meu marido é o estereótipo do típico brasileiro, mulato e por isso tem nada para ele marcar...
- Ela foi visitar uma das fábricas onde a empresa onde trabalho eventualmente e que faz tecidos automotivos. Isso não está no livro, mas minha chefe direta tem uma foto com ela. A visita comemorava quase 2 anos sem acidentes naquela planta.
- No livro ela cita o Brasil diretamente uma vez só. Isso se dá quando ela fala das democracias na América Latina, em contraste ao que Nicolas Maduro está fazendo na Venezuela. Indiretamente ela fala dos países que votaram contra os EUA na decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e, pesquisando descobri que o Brasil foi um dos 128 que fizeram isso.
- O nome do livro tem a ver com a ocasião muito bacana onde ela confronta um funcionário do presidente que falou que ele havia se confundido ao dar uma declaração sobre o que Donald Trump ia fazer. Ele falou: "Nikki got confused." (Nikki se confundiu.) Ela respondeu: "With all due respect, I don't get confused. The president changed his mind." (Com todo o respeito, eu não me confundo. O presidente mudou de ideia.) Essa declaração virou slogan e foi até parar em camiseta.
- "Fatos são lembrados enquanto as emoções se desmancham,
mas as emoções comandam as lições que aprendemos."
Nikki Haley
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário