Acredito que a abordagem deva ser preventiva.
Sabemos que o isolamento social não faz bem para a mente humana principalmente após 10 dias. Junte-se a isso uma situação de pânico, medo do futuro por vários motivos como o vírus, as maluquices que estão acontecendo no Brasil, as abordagens ofensivas da China pelo mundo e o ano de eleições importantes nos EUA.
Então o melhor é manter a sua vida funcionando normalmente com uma rotina bem séria que enviará ao cérebro a mensagem de que está tudo bem.
Acorde no mesmo horário ou um horário próximo, cumpra à risca os horários de se alimentar fazendo refeições saudáveis ou pelo menos evitando as tranqueiras básicas como: açúcares, excesso de massas, refrigerantes, pães, etc. Mantenha um horário para fazer uma atividade física, tome banho, escove os dentes, faça a barba e penteie o cabelo como se fosse um dia normal, sem isolamento. Vista-se confortavelmente, mas sem se parecer com um mulambo. Vista roupas limpas.
Mantenha sua atividade física em dia, mesmo que seja 15 minutos por dia, mesmo que seja algo leve. Além disso, tente fazer todos os dias pelo menos uma atividade que te traga paz, felicidade ou te inspire bons sentimentos. Pode ser através uma oração, uma meditação, tocar um instrumento musical, quem sabe ler uma página de um livro leve por dia para aprender algo novo.
Cuide das suas plantas ou animais de estimação da mesma maneira.
Faça coisas produtivas que vão lhe dar uma ideia de missão cumprida. Aproveite o isolamento para fazer um projeto pequeno que há tempos está procastinando. Faça um pouco a cada dia, termine-o no final de semana ou no máximo em uma semana e passe ao segundo pequeno projeto. Atente-se para seus limites, não exagere, mas não relaxe.
Recuse-se a ficar à mercê das notícias, do noticiário e do que elas provocam em você.
Você verá a diferença que faz!
***